Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estudos

Boa noite gente! 

Bom, eu estava conversando com um amigo e resolvi postar aqui sobre esse assunto chato, porque assim, fim de ano, época de vestibular, enem, provas finais ou seja lá o que for que exige algum tipo de estudo. Cada um faz o que pode/quer para se dar bem, não é mesmo?

Enfim, o que eu vejo são alguns pais que não reconhecem o esforço dos filhos. Digo, nem todo mundo sabe exatamente o que quer logo depois que termina o ensino médio, tem gente que espera um ano para fazer vestibular e tudo mais (o que é o meu caso e de um monte de gente que eu conheço que esperou até mais para tentar estudar), alguns trabalham durante esse tempo, outros fazem cursos e o resto não faz nada mesmo. Aí, quando chega o ano em que ele sabe o que vai fazer, se matricula no cursinho pra retomar as matérias e dar uma reforçada de conteúdo, os pais fazem o coitado estudar tanto no cursinho quanto em casa, de domingo à domingo sem ter tempo nem de ir na padaria comprar um pãozinho francês com a desculpa de que ele já descansou um ano inteiro e não precisa descansar mais, na boa, isso é ridículo.

Tipo, todo mundo sabe o seu limite, não adianta você estudar 24 horas por dia e não reter mais informação nenhuma a partir de certo momento. O cérebro de ninguém aguenta ficar estudando ou fazendo qualquer outra coisa que seja por tanto tempo. É assim, não comer faz mal não é? Mas também se você comer demais vai acabar tendo um monte de problemas. O mesmo acontece com os estudos ou qualquer outra coisa que você faça ao extremo. Você tem que saber conciliar as coisas da sua vida, administrar o tempo do jeito certo. 

Eu acho um absurdo quando o filho passa 10 horas no cursinho estudando, chega em casa faz todos os exercícios, resumos, estuda mais ainda e chega no final de semana o pai faz ele ficar mais tempo ainda dentro de casa, trancado no quarto estudando feito um condenado. Isso o faz se sentir um animal enjaulado e por causa disso ele não consegue se concentrar em nada. Ele precisa de um tempo pra relaxar, esfriar a cabeça, descansar os neurônios, nem que sejam dois dias no final da semana.

Apenas tenham mais consciência do que vocês fazem com os filhos de vocês.

Boa noite ;*

4 comentários:

  1. Realmente, isso é muito ridículo >.<
    Se tem uma coisa que a televisão brasileira acerta na hora de falar é Como estudar, em todas as matérias, todas as vezes eles advertem sobre como estudar excessivamente é prejudicial, como no ano de vestibular você tem que reservar um tempo ao lazer, e sobretudo: Ter apoio da família!
    Ficar criticando e xingando alguém que já está se matando de estudar, além de atrapalhar irá fazer que com você tenha um lugar reservadinho no lado escuro do coração do pobre coitado.
    Por que pior que fadiga muscular é a fadiga mental.

    ResponderExcluir
  2. A grande jogada de tudo: motivação.
    Se o estudante não encontra a motivação para tal, ele pode estudar o quanto for que ele não vai aprender nada. Mas se ele estive realmente motivado, pode estudar apenas 1 hora que vai fixar aquilo na mente.
    Lazer e descanso são essências para desenvolver o que se faz.

    É isso aew!

    ResponderExcluir
  3. Alias, Jéssica atualiza os banners dos blogs aqui, por que tem banner véio aqui xD!

    ResponderExcluir
  4. Te selei

    http://ricardold.blogspot.com/2011/08/selo-qualidade.html
    Participe da corrente dos bloggers ^^

    ResponderExcluir